domingo, 1 de fevereiro de 2009

Les Aventures de Tintin

O Tintim está de parabéns, faz 80 anos!

Nasceu em 1929, no ano da grande crise, pela mão do belga francófono Hergé.

É espantosa a vivacidade que mantém passados estes anos todos. Está muito bem conservado, nem uma ruga para amostra. É a inveja de muitas tias. Sempre que leio os seus livros lá está ele com o seu ar impecável, cheio de genica a resolver mistérios, como se os anos não passassem. É por isso que gosto do Tintim, não envelhece, está sempre na prateleira, à minha espera e as histórias são sempre actuais. Nunca me canso de as ler. Se fosse um faraó levava comigo para o sarcófago toda a colecção.

É provavelmente o principal responsável por me ter desviado para outros caminhos que não uma carreira no mundo da advocacia. Com tantos advogados na família tinha naturalmente o destino traçado não fosse este jovem imberbe com um penacho na cabeça a despertar-me o interesse pelos livros aos quadradinhos. Em termos de BD foi o meu primeiro grande amor e não há amor como o primeiro.
Sempre me intrigou no Tintim a sua pureza moral. Ninguém pode ser assim tão imaculado. Por isso fui tentar descobrir o seu lado mais sombrio, mais perverso, mais decadente, sei lá, uma tara qualquer, um fetiche tipo espancar velhotas.
Procurei, pedi informações, vasculhei nos sítios mais recônditos mas não encontrei absolutamente nada de mal. Antes pelo contrário, o que descobri ainda me fez gostar mais dele. E não é que o Tintim é um fervoroso adepto do Sporting!? Ninguém sabia mas a imagem é peremptória. Além disso também não é grande adepto da ilustração de imprensa, prefere a BD e o cartoon. É cá dos meus!

O cartoon (BD) lá de cima fiz recentemente para a Exposição 80 Anos de Tintim que está no Museu Dr. Louzã Henriques, na Lousã até ao dia 15 de Fevereiro. Aconselhável a todos os tintinófilos!

Acabou a sondagem Bush. Foi renhido mas afinal parece que era mesmo um “Bad guy”. Assunto Bush encerrado. Obrigado aos participantes.

7 comentários:

Geraldes Lino disse...

Pedro Ribeiro Ferreira
Estive na Lousã a participar naquelas conversas acerca do Tintim, de Hergé e assuntos afins, no âmbito do evento organizado pelo Carlos Sêco (que não conhecia pessoalmente e gostei de conhecer).
Tive ocasião de ver aquela sua caricatura dupla, sendo uma delas a de Fernando Pessoa. Como já afixei uns "posts" acerca do FP e tenciono continuar, fiquei interessado a vir a reproduzi-la no meu blogue (http://divulgandobd.blogspot.com)
Gostei de ler a sua autobiografia, e aquele achado de mostrar o Tintim com a camisola do glorioso Sporting.
Algum dia havemos de nos conhecer pessoalmente.
Saudações bedéfilas.

Anónimo disse...

Dizem os psicanalistas que a relação entre Tintin e Milou era assaz perversa. Eu cá não falaria tanto de inocência

PRF - Traços Gerais disse...

Caro Geraldes Lino,

Esteja à vontade em utilizar tudo o que encontrar neste blog. Tem a minha permissão, aliás é uma honra para mim que utilize. Nem percebo aqueles que põem carimbos marca de água como medida de segurança nos seus trabalhos.
Já nos cruzámos por aí no mundo da BD, Amadoras, etc. Até já conversámos em tempos. Sou amigo do Micky e do Miguel Corte Real. Se calhar quando me vir lembra-se da minha fronha. A si toda a gente o conhece pela sua dedicação ao mundo da BD. E gostei de saber que também é um sofredor como eu. Aquele clube só nos dá tristezas mas ficamos com um grande estofo para a vida!

vinho dos tesos disse...

A confirmar-se a veracidade da imagem do Tintim vestido com riscas verdes, é caso para se dizer que no melhor pano cai a nódoa!

Pan disse...

Também eu tenho uma grande paixão pelas Aventuras de Tintin, faço parte da associação Les Amis de Hergé e da sua congénere portuguesa também! Gostei muito do seu post, só acho que tem um erro! O "nosso" Tintin não tem, estou certo, essa costela verde e branca que nos quer fazer crer! Tirando isso estamos plenamente de acordo!

Francisco Sousa

Anónimo disse...

Também concordo que ao fim de tantos anos, o Milu ser o principal companheiro encerra algo de estranho... é é belga...
Valha a costela lagarta!
Grande post, um abraço.

Anónimo disse...

Senhor Pedro,

Sou um amante das Aventuras de Tintin.
Ouvi falar numa megaloja do Tintin em Lisboa. Sabe por acaso onde fica?

Cumprimentos,

Carlos Pavão