terça-feira, 16 de outubro de 2012

Penela 2012

Participei este ano na 3ª Bienal de Humor Luís d'Oliveira Guimarães – Das Letras e Jornalismo – Penela 2012 – e tive o privilégio de ser um dos premiados. Arrecadei a segunda estatueta com esta caricatura do António Lobo Antunes. Fico-lhe a dever um livro, ou seja, vou ter que ler um livro deste rapaz como agradecimento pelo facto de ter servido de modelo.


O 1º prémio foi para o trabalho "Book Sea" do cartoonista arménio Haroutium Samuelian (à esquerda) e o 3º para um "José Saramago" do colombiano Omar Turcios (à direita) que dispensa apresentações. O Turcios é um monstro sagrado da caricatura, cartoon e ilustração do qual sou fã, e como se não bastasse, é uma simpatia. Ficou atrás de mim na tabela classificativa, eh eh eh!


Na cerimónia da entrega dos troféus, aproveitei para mandar um piropo ao Osvaldo e agradecer tudo o que tem feito pelo humor gráfico em Portugal. Que continue assim, a promover esta actividade por muitos e bons anos.


Fomos muito bem recebidos e bem tratados pela a organização deste evento, a Câmara Municipal de Penela, a família Oliveira Guimarães e a Humorgrafe.


As Menções Honrosas foram para o Santiago (na foto ao fundo de óculos), para o Pedro Manaças (último da fila), para o Rui Duarte e para o Agim Sulaj da Albânia (ausentes).


O programa durou dois dias e incluiu uma sessão de Yoga do Riso, uma tertúlia, e duas festas da caricatura, uma no sábado outra no domingo e uns comes e bebes do melhor que há, oferecidos pela família Oliveira Guimarães no seu palacete. 

Esta imagem é da sessão de caricatura ao vivo na manhã de domingo (2 de Setembro de 2012). Como podem ver a festa foi concorrida, a terra estava em festa, estou para ali perdido no meio da multidão. 
O Zé Oliveira, o Onofre Varela e o Zé dos Alicates compuseram o ramalhete de caricaturistas juntamente com os autores premiados já citados, para uma maratona de 3 horas a desenhar os transeuntes. Mais de 20 bonecos por caricaturista.

Este Mia Couto foi o segundo boneco que fiz para este salão. O facto de ser a preto e branco é um requisto técnico obrigatório do regulamento que dá muito jeito.

Esta exposição está neste momento na Galeria da Biblioteca da Faculdade de Letras de Lisboa para quem a quiser visitar, e estará patente ao público até 29 de Novembro.

3 comentários:

Pedro disse...

Eu o Omar Turcios não conheço. Sou fâ é do PRF.
Parabéns !!!

Cartuxa disse...

Também eu, a comadre mais fã do Alentejo e arredores! Parabéns, muito giros os bonecos!!

Caricaturas disse...

Parabéns amigo Pedro agora só te falta ir treinar o nosso Sporting!