terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Vieira da Silva


Resolvi adoptar, um sistema de quotas, no que a caricaturas diz respeito. De vez em quando convém variar e caricaturar uma mulher. Os homens são mais façanhudos, mais patéticos, mais ridículos e consequentemente mais caricaturáveis. Desta vez, para desenjoar, escolhi um exemplar excepcional do sexo oposto: Maria Helena Vieira da Silva.

Que senhora! Que categoria, que carisma, que trato, que simpatia que saudades desta época (que não vivi). Só privei com alguns exemplares (avôs, avós, etc.) do mesmo estilo, mas em fim de carreira. Uma geração que usava a palavra “formidável”.

Adorava ter conhecido pessoalmente a Maria Helena, de ter passado um serão com ela, e já agora com o seu simpático marido Arpad Szenes a comer scones e a beber chá, ou a comer ostras e a beber absinto, tanto faz, o que me interessava mesmo era conhecer a pessoa por detrás da obra.

Não me canso de olhar para os seus quadros. Há muito para ver e descobrir, muitos labirintos para nos perdermos, muitas matrizes e estruturas e emaranhados de rectas e rectângulos aparentemente sem saída que nos angustiam e comovem. Só tenho uma palavra para descrever a sua obra: Formidável!

Vieira da Silva afirmou em tempos, preferir a música à pintura e só não seguiu música por falta de talento. Os amantes de pintura agradecem. Mas através do pincel preencheu essa lacuna pois a sua obra está cheia de ritmo e musicalidade.

Teve a sorte de ter feito carreira lá fora, se por cá tivesse ficado teria sido mais um talento morto à nascença. Mesmo já internacionalmente conceituada, o seu país de origem não quis nada com ela. A certa altura da sua vida perdeu a nacionalidade, ficou apátrida. E esse rótulo assenta-lhe que nem uma luva, a si e à sua obra que são absolutamente universais.

Mais do que um Picasso ou do que um Matisse, queria ter uma Vieira da Silva a decorar a parede da minha sala. As cores do quadro “O Desastre”, ficavam a matar com os tons do meu sofá.

15 comentários:

fã da vieira e dos teus bonecos disse...

Essa do sofá é que estraga tudo. Se não te conhecem até podem pensar que é verdade. Os que te conhecem e à tua sala sabem que a cor do sofá é perfeitamente incompatível com os tons da Vieira

Anónimo disse...

Caro Pê,

Já não sei bem o que gosto mais, se dos teus desenhos, se da tua escrita! Ambas com uma notável capacidade de "ver" o mundo.

Peço-te só que não te sintas com peso e responsabilidade acrescida por meia dúzia de gajos começarem a reparar nos teus dotes, sente-te livre sempre que pegares no pincel, ou na pena e deixa rolar.

Grande abr, deste que te respeita

lgg

Anónimo disse...

Pedro,

Concordo com o lgg! Gosto muito dos teus textos.
Continua!
JTx

Germanovski disse...

Muito fixe...ja tava a desesperar, nunca mais aparecia nada no teu blog...:)

Francisco Martins disse...

Welcome back Pedro,

Sim, sem dúvida uma pérola da pintura nacional, que se tonou por mérito - mundial.
Gostei muito deste post!

Uum abraço,


Francisco Martins

Video Man disse...

Muito bom texto e desenho! Muito inspirado! Só não sabia que ostras e absinto ligavam bem... achava que as ditas se saíam melhor com vinho branco! :-)
Abraços

PRF - Traços Gerais disse...

Caros amigos, Fã, Lgg, JTx, Germanovski, Francisco e Video man, obrigado pelos comentários.

Tenho tipo pouco tempo para actualizar o blog, neste momento tenho 100 bonecos para fazer (verídico).

Em relação aos comentários do Chalana do último post só tenho a dizer que não vale a pena bateres mais no ceguinho. O Sporting está tão mal que só me resta acreditar que algo de muito bom está para vir.

Abraços

Pedro disse...

Venham mais destes, com ou sem ostras !!!

maior fã dos teus bonecos disse...

Acho que a fã da Vieira nunca foi a tua casa... o sofá fica bem com tudo. Já a parede da sala...

FÁBRICA das CARICATURAS disse...

MAis uma grande produçao.....consegues aliar um bom desenho e um bom texto....parabens
Um abraço

Ps. força nessa luta pela manutenção :)

Chalana disse...

Só para que fique registado: Este fds somos todos do Sporting, e que ganhe por muitos ao corruptos.

Em relação ao post: gosto muito de Vieira da Silva, mas para mim, podia vir um Picasso para a parede da sala.

Chalana disse...

...O boneco está formidável!

PRF - Traços Gerais disse...

Caro Chalana,

Apesar da bigodaça e do excesso de testosterona cada vez simpatizo mais contigo. Os teus comentários fazem-me rir, o que nos tempos que correm é obra!

Em relação aos corruptos do norte não sei se ficam muito à frente dos corruptos do sul (não estou a falar do Sporting). O problema do Sporting é mesmo esse, faltam-nos corruptos e gente sem escrúpulos para algum dia aspiraramos a algo mais do que o 4º lugar!

um abraço e um beijinho à Anabela

Germanovski disse...

Biba o Porto...mas infelizmente este ano é para as aguias depenadas...ta escrito, não adianta tentar contrariar...estes castigos absurdos aos jogadores do Braga e do Porto são só uma ponta do véu...pode ser que para o ano haja um apito encarnado..."23 jogos de suspensão ao hulk por ter respondido a insultos e empurrões de um seguranaça privado do SLB"
Como dizia o Pimenta Machado, "escandaleira"

Abraço pa todos

PRF - Traços Gerais disse...

Caro Germanovski,

Concordo! Toda a vida existiu apito encarnado, e agora mais do que nunca está em acção.

Hoje estou muito feliz, ouvi de novo chilrear dos pássaros a caminho do trabalho... o Sporting ganhou!!!! UAU! 3-0 ao Everton!