domingo, 14 de junho de 2009

Sporting 1

Inevitavelmente tinha de vir parar aqui... a este tema. Adiei ao máximo, resisti enquanto pude, mas agora cedi, a barragem transbordou. Preciso falar do Sporting, é mais forte do que eu! SPOOOOOOORTING, SPOOOOOOOOORTING! FORÇA SPORTING OLÉ, FORÇA SPORTING OLÉ... SÓ EU SEI, PORQUE NÃO FICO EM CASA!

Abro aqui uma porta, uma caixa de Pandora, um precedente sem retorno. É como entrar nos "entas", nunca mais se sai. Este post "Sporting 1" é o primeiro de muitos. Lá para o "Sporting 479" pensarei em mudar. Há pessoas que, quando se toca num tema, por exemplo a tropa, nunca mais se calam. O Sporting é a "minha tropa".
Mais do que a fome no Mundo, mais do que os problemas do desemprego, mais do que as violações dos direitos humanos, o que mais me preocupa é o Sporting.
Pelo Sporting enfiava-me num avião e chocava contra um arranha-céus.

À noite, em vez de contar carneiros, adormeço a pensar em táticas para o Sporting.

O Sporting é um clube diferente! Os nossos adversários sabem disso. Têm mais títulos sem dúvida, mas lá no fundo, bem lá no fundo, sabem que nós somos especiais, somos os "Special Ones". Queriam ser como nós! Sabem que somos mais educados, mais bem lavados, que não dizemos prenda mas sim presente, que não dizemos sanita mas sim retrete, que chamamos tia à nossa própria mãe e que descendemos de um Visconde.

O único estádio (esqueçam os azulejos) onde podemos passar por um país do primeiro mundo é o de Alvalade. Dá gosto ir a Alvalade, as pessoas são civilizadas (esqueçam a Juventude Leonina). Falo com conhecimento de causa, já fui a muitos estádios por esse país fora, assitir a jogos do Sporting, em especial à Luz, e digo que tenho muita sorte de ainda estar vivo. Estar na Faixa de Gaza com o lenço palestiniano é menos perigoso do que ir à Luz com um cachecol do Sporting!
Um dos grandes responsáveis pela minha sportinguite aguda é este senhor aqui caricaturado. Foi o melhor presidente que o Sporting teve até hoje, sete campeonatos ganhos em oito anos de presidência e que dá pelo nome de António Ribeiro Ferreira, meu avô.
O sangue verde "runs in the family". São motivos genéticos que servem de atenuante para qualquer comportamento irracional que tenha em prol do Sporting.
Foi o meu avô que juntou os 5 Violinos. Quando chegou a presidente já lá estavam o Peyroteo, o Jesus Correia e o Albano. Foi buscar o Vasques e o Travassos para completar o quinteto. Fez uma sociedade com estes dois chamada Cofril, para lhes garantir emprego e para não se irem embora. Naquele tempo os jogadores eram completamente amadores, não haviam cá Cristianos Ronaldos. Arranjavam empregos a sério e nos tempos livres jogavam futebol.
E assim é que devia ser ainda hoje.
Ainda me lembro do campeonato que o Sporting ganhou em 82. É das minhas recordações mais antigas. Lembro-me do Mezaros a ser levado em ombros e em cuecas.
O que nunca me esqueci foram os 18 anos seguintes de travessia no deserto. Por pouco não fiquei ateu.
Deus tarda mas não falha e com o Augusto Inácio à cabeça e com o Schmeichel, André Cruz, Acosta e companhia como tronco e membros, lá conseguimos ser campeões.
Foi magnífico ver os Sportinguistas a saírem da toca a festejarem e a desmoronarem o mito urbano dos 6 milhões.


Todos estes bonecos estão no livro Caretas do Sporting que fiz juntamente com o Luís Miguel Pereira, Carlos Laranjeira e Ricardo Galvão. Dos 5 livros das caretas que fizémos este é o que mais gosto.

16 comentários:

Nelson Santos disse...

Sem duvida um livro brilhante e fantástico ;)

ACL disse...

Este ano é que é! Só espero é que não contratem aquele gajo de quem se fala, o "Kai cedo". Dasse! Era péssimo para o balneário.

Francisco Martins disse...

He he he! grande post, optimas caricaturas como sempre!

Abraço,
Francisco

Luís M. Gagliardini Graça disse...

Pois é Pedro, meu bom amigo sportinguista, a família leva-nos muito por bons caminhos, o meu Pai foi penta campeão nacional de andebol de sete e também campeão de onze, o que me enche de orgulho e me faz carregar um brio que muitos almejam e poucos conseguem.

Agora, quem sabe não estarão todos "lá em cima" a jogar na mesma equipe, numa equipe onde as vitórias são partilhadas por quase todos e as derrotas só por alguns.

Honra ao teu Sporting, Glória ao meu Porto e a Paz eterna aos que já não lutam mais, mas apenas sopram brisas de esperança para todos.

Teu

Lgg

Francisco Martins disse...

PS: O cartoon dos leões está o máximo!

andré abreu disse...

ótimos trabalhos pedro!!

grande abraço

Felizardo Cartoon disse...

Tenho as carantonhas do Benfica e do Porto, estas seguem a mesma linha em termos de expressividade e qualidade .
Abraço ! Felizardo

J.BOSCO disse...

excelentes caricaturas,Pedro!!
abraços

Vídeo Man disse...

Que belo post!
Já conhecida grande parte destes desenhos mas é óptimo revisitá-los.
A Marta S não tem nada a dizer sobre isto?!
Abraço

leitora atenta e sem clube disse...

Acompanho-te em tudo mas nisto não consigo. Sou completamente afutebolística. Mas gostei muito dos leõezinhos e da história da família. Devias ter dito que foi no Estádio que ias ficando sem uma mão

Leitora atenta e sem clube

quase sócio nº 1 disse...

Ao contrário da afutebolística eu sou um fanático dos leões e aprovo tudo o que foi escrito e desenhado neste blog. E isto tem tanto mais peso quanto sou quase o sócio nº 1

LMS disse...

Sporting até morrer!

Ao contrário de ti, o meu Avó era Benfiquista, tendo mesmo, feito parte dos 1ºs corpos directivos que fundaram o clube.

Quando escolhi em pequeno ser do SCP, foi por me identificar com um clube onde os vencedores não se vem só pelo nºde títulos conquistados, mas sobretudo, pela forma com que aceitam as derrotas e o respeito com que celebram as vitórias.
E esse é o rumo do nosso SCP.

Saudações leoninas

Noivo disse...

Muito bom post!
Os sentimentos que todos partilhamos e na verdade somos muito melhores que todos os outros, nós sabemos que somos melhores e isso irrita os outros. Irritam-se porque no fundo queriam ter a confiança que nós temos, mesmo não ganhando!

Noivo disse...

apesar de eu tb me irritar com o porto pq eles ganham sempre... os do benfica irritam-me apenas porque são burros (98%, para todos os que estão aqui poderem achar que tão nos 2%), pois não têm confiança, não são melhores e também não ganham!

PRF - Traços Gerais disse...

Caros amigos,

Obrigado pelas mensagens. O tema Sporting pelos vistos desencadeia comentários! Alguns mais fundmentalistas como os do noivo. Quer dizer que o nosso clube está vivo!

Saudações Leoninas

sportinguista com os pés na terra disse...

Adoro o "noivo" assumido! E também adoro o Sporting, mas... malta, tenham lá calma, são só uns tipos a correr atrás da bola. Não comparem isto com o problema da guerra israelo-palestiniana ou com a fome no mundo, isso é quase um sacrilégio. O futebol pode dar-nos alegrias e tristezas mas só até um certo ponto, enquanto passatempo interessante e divertido.