sábado, 6 de junho de 2009

Fecho de época da caça

No seguimento do último post e numa de fechar o assunto caça, aqui vão mais uns bonecos que fiz para a mesma revista Calibre 12 lá para o ano 2000. Além dos caçatoons pediram-me para ilustrar algumas histórias de caça contadas em primeira mão por caçadores.

Estive hesitante em mostrar estes desenhos, se fosse rigoroso em seguir o raciocínio de só mostrar o melhor, e de esconder os desenhos menos conseguidos, estes provavelmente não teriam passado na inspecção. Mas serve de atenuante o facto de terem sido feitos há quase 10 anos. Gosto de constatar que evoluí desde então.
Os autores que desenham da mesma maneira toda a vida... arranjam uma receita e dali não saem. Gosto de ver por exemplo os primeiros álbuns do Franquim e comparar com os últimos. Percebemos que, em tempos, estes monstros do desenho também foram humanos e que nós também podemos chegar lá.

Além das ilustrações de artigos, pediram-me para fazer outros cartoons para publicitar as balas Melior. Atenção, muita atenção mesmo! As ideias destes cartoons e respectivos textos não são meus. Há que deixar bem claro. Só os bonecos!!!

Recebia as explicações por fax ou por carta, nessa altura utilizava-se pouco o mail, ainda por cima vindo de um caçador à moda antiga.
Identifiquei-me de tal maneira com o tipo de humor que resolvi não assinar os cartoons. Ainda podiam pensar que o argumento era meu.

Contestar ou sugerir outras ideias estava fora de questão, não só porque não convém contrariar quem costuma andar com uma caçadeira debaixo do braço, ainda por cima com cartuchos Melior, mas principalmente porque escrever uma carta de volta dava muito trabalho.

São bonecos que fazem parte do meu percurso, há que respeitá-los. Permitiram-me conhecer melhor a fauna do mundo da caça e desenhar animais que não eram nem são a minha especialidade. Se algum dia tiver de desenhar um javali, um muflão ou uma perdiz recorrerei a estes já feitos.
Fiz muitas coisas sobre caça e tornei-me um entendido, o que é obra para quem nunca deu um tiro num pássaro.

Este último desenho, como tem a ver com caça também segue neste post. É de 1998 (este é meu o limite temporal, não vou mais atrás do que isto) e foi feito para o programa do Campeonato da Europa de Percurso de Caça. Ainda a tinta da China e ecoline, não havia cá computadores.
Na altura tinha combinado encontrar-me com a pessoa (um caçador) que estava a tratar deste campeonato no Clube de Tiro de Monsanto. Atrasei-me e perdi-me em Monsanto. Quando finalmente cheguei pedi-lhe desculpa pelo atraso e expliquei-lhe as razões. Fui presenteado com um "Vai dar banho ao cão!"

Desde então esta expressão passou a fazer parte do meu vocabulário.

1 comentário:

Anónimo disse...

Vai dar banho ao cão!

JF