Este boneco e o texto que segue de seguida já têm quase 3 anos mas espantosamente está tudo actual. O Pinto da Costa está aí para as curvas. É uma figura estranha que me deixa com "mix feelings", não digo amor/ódio... talvez raiva/ódio, mas lá no fundo, bem no fundo tenho uma certa admiração por este homem. É o mesmo tipo de sentimento que tenho pelo Tony Soprano. É das poucas personalidades que caricaturei mais do que uma vez. Esta foi a primeira. Aqui vai também o esboço.
Pinto da Costa
O homem do momento, o homem de quem se fala. Há muito tempo, tempo de mais para os adeptos não portistas, que o Pinto da Costa é o homem do momento e o homem de quem se fala. Já não há pachorra!
Está para o futebol como o Mário Soares está para a política e está para o FC do Porto como o Cunhal esteve para o Partido Comunista. O seu mandato é interminável. É o Fidel Castro cá do sítio, mas ao contrário deste último está pronto para as curvas, firme e hirto que nem uma rocha. E quanto mais lhe batem e lhe atiram pedras mais força e “super- poderes” parece ter.
Já ganhou tudo o que havia para ganhar, várias vezes. Já fez gato sapato de não sei quantos presidentes do Sporting e do Benfica. Já proporcionou férias no Brasil a não sei quantos árbitros. Já me deu tantos desgostos desportivos na vida que me transformaram num adepto pessimista, maldizente e macambúzio.
Assisti a muitos jogos de futebol de inqualificável aldrabice. Ver um jogo da nossa liga é como assitir a um combate de “wrestling”. Está tudo combinado e sabemos que no fim ganha o FC Porto. A liga Albanesa deve ter mais interesse.
Estas lamentações são típicas de um adepto do Sul, frustrado, invejoso e sedento de vitórias. Se fosse um homem do Norte, de barriga cheia, a conversa seria outra.
Com ou sem apito dourado, o mérito dos resultados desportivos do clube das Antas vai inteiramente para Jorge Nuno Pinto da Costa. Deviam fazer-lhe uma estátua como o Benfica fez com o Eusébio. Este homem não é do Norte, é de outro planeta. Antes dele aparecer o FC do Porto andava a mendigar. Não ganhava nada. Se tivesse calhado ser presidente do Gil Vicente, a história das últimas décadas do futebol português teria sido outra. Uma coisa é certa, o clube de Barcelos não teria descido de divisão à conta do Mateus.
Há que reconhecer o seu valor. É um adversário temível que dá a cara, a pele e o couro cabeludo pelo seu clube do coração. Joga ao ataque com um discurso bairrista, sarcástico e provocador. Ninguém o consegue dobrar. Muitos jornalistas tentaram em vão encostá-lo à parede. São sempre vítimas do sua ironia trituradora. Só alguém que não bata bem da cabeça é que daria o título “Largos Dias têm Cem Anos” ao seu livro autobiográfico. Por falar em livros não podia deixar passar o “Eu Carolina” sem um comentário. Foi um acto reles, medonho, inqualificável. Por mais revelador que seja o conteúdo, a intimidade é sagrada. Diz tudo sobre a pessoa que o pratica. E diz tudo sobre um país o facto desta bosta de livro ser o número um nos tops de vendas. Estou 100% solidário com o Pinto da Costa nesta questão. E também estou 100% solidário com os seus problemas de flatulência. Pois qualquer homem que se preza manda as suas bombas de vez em quando.
Acredito que um homem é inocente até ser provada a sua culpa. Mas há muito fumo à volta de Pinto da Costa que tem de ser investigado. Temos de acreditar na justiça! (Esta foi a melhor piada de todas). Justiça… Ah, Ah, Ah!
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
11 comentários:
Concordo em absoluto com o texto.
O gajo é um porco odioso, mas é bom, isso é que chateia...
Enquanto ele lá estiver bem podemos espernear que só vamos ganhando umas migalhas...
Um abraço
Excelente artigo, como de costume. Mas tomo a liberdade de sugerir novas caricaturas para cada tema, pois não é a primeira vez que um artigo teu começa com um "esta caricatura já é antiga". Queremos obras primas novas !
Abraço, MPS.
Óptimo post! A caricatura está excelente, como sempre.
Francisco Martins
www.subversivetales.blogspot.com
www.subversivetales.com
Querido Amigo,
É um artigo amargurado, raivoso, não odioso (conheço-te suficentemente para o afirmar), tendencioso e invejoso.
Gostaria só de saber como é que no plano internacional conseguimos (sim eu sou Portista, Nortista e Bairrista) as glórias que temos.
Expliquem-me tb pq é que os jogadores chegam ao FCPorto e parce que rendem o dobro (droga ainda não consta).
Trabalhem jovens, criem estruturas organizativas fortes, não se mordam permanentemente, não despeçam homens sérios, acabem com os tiques pseudo-aristocráticos, esses tinha o vosso fundador e mais um ou dois, o resto é mediocre.
Fica com o meu abr e com as minhas alegrias, eu divido as tuas tristezas.
Teu
Luís M. Gagliardini Graça
excelente caricatura amigo Pedro!
belo trabalho!!
parabéns!
abraços
Boa Pedro. Mais uma excelente caricatura. Este "homem" é o simbolo vivo do bairrismo negativista, dos capangas tipo guarda Abel e Reinaldo Teles, do não olhar a meios, da corrupção, da falta de caracter. Prefiro ser triste, verde e recto. Um abraço.
olá pedro!! seus trabalhos são excelentes amigão!!
te convido a visitar meu blog
um grande abraço
Caros amigos,
Peço desculpa ao vídeo Man ter avançado no último post sem o seu comentário. Não volta a acontecer.
Ao MPS, Francisco Martins, Luís Graça, J.Bosco, Maneul Jardim e André Abreu apareçam sempre por aqui que isto só tem graça com comentários.
Um abraço a todos!
Muito bom caro Pedro, esse "olhar" à Padrinho italiano tá muito bem apanhado!
Também já o fiz em tempos, mas devo dizer que já é tempo de fazer um "update".. quem sabe para breve.
Abraços
G
Também eu, lagarto empedernido, tenho inveja dos portistas, com a chegada do P.C. ao seu clube.
Quem me dera ter assim um presidente. Apesar de todos os defeitos...
A primeira coisa inteligente que ele fez (e que poucos recordam...) foi transformar os Andrades em Dragões...
Cumprimentos
José Menezes
comento o comentário desse "manuel jardim", qual fadista triste e corno/dolorido...
Enviar um comentário