quarta-feira, 15 de abril de 2009

Juri

A FECO - Associação de Cartoonistas, da qual faço parte, e a Amnistia Internacional estão a organizar um programa para comemorar o Dia da Liberdade de Imprensa! Vai ser no dia 3 de Maio, em princípio na Casa do Artista (a confirmar). Vai haver uma tertúlia para se debaterem estas temáticas da liberdade de expressão, uma exposição, um catálogo e talvez caricatura ao vivo para animar a festa. O slogan do evento “Liberdade é um risco” foi engendrado e muito bem, pelo Manuel Freire (esse mesmo da Pedra Filosofal, também membro da FECO).

Fiz este boneco para o acontecimento baseado no tema “liberdade de imprensa” apesar de ter mais a ver com a “liberdade doméstica”. O lápis azul faz a ligação à imprensa. Tudo isto é muito bonito mas para este boneco ver a luz do dia e estar patente no catálogo e na exposição terá de passar pela “censura” do juri.

Ora bem sobre os juris dos concursos de cartoons em que tenho participado… de uma maneira geral… na maior parte dos casos… como é que eu hei-de pôr isto de uma maneira objectiva… SÃO ABAIXO DE CÃO!!! São piores que os porteiros de discotecas, que os árbitros de futebol, que os polícias de trânsito… estão no fim da cadeia alimentar da minha consideração.

Há juris que deviam ser apedrejados, vergastados, torturados, fuzilados, cortados aos bocados e distribuídos em postas pelos crocodilos. Com grande pena minha dos animais que tiverem de ingerir carne tão rija e sensaborona.

Estas divagações a quente em relação aos juris… e para não ser enigmático à Octávio Machado… há que dizer os bois pelos nomes… devem-se ao facto do desenho que enviei para o World Press Cartoon (Obama) não ter sido contemplado nem para o catálogo nem para a exposição desse grande evento.

Em vez de incentivarem o produto nacional, preferem gastar o dinheiro dos contribuintes nos bonecos dos Egípcios, Fenícios ou Cartagineses.

Ele há cá cada lobby… vou-te contar!

6 comentários:

Junior Lopes illustrator disse...

parabens peolos comentarios.io melhor e trabalhar e na pensar em julgamentos.abço.

E o vídeo man??!? disse...

Não percebo... depois das críticas ao Salazar devias ter livre trânsito para todo e qualquer festival cultural deste país pelo menos do Algarve ao Mondego...!
Belo desenho!
Abraços

Bruno Taveira disse...

Boas Pedro!
Gostei do teu cartoon, está porreiro pá!!!
Abraço, até dia 3...

Bruno Taveira
FECO-Portugal

Skywalker disse...

Tem razão caro Pedro.
Veja este post e tire as suas conclusões.

Abraço

Skywalker disse...

http://j7skywalker.blogspot.com/2009/02/estado-patrocina-exposicao-olho-do-cu.html

Faltou o link , eheheh

PRF - Traços Gerais disse...

Olá Junior, bem vindo a este blogue. Espero que passe por cá mais vezes.

Um grande bem haja ao fidelíssimo Vídeo man. Não avanço para nenhum novo post sem o teu comentário. Está instituído.

Boas Bruno!

Skywalker, fiquei sem palavras sobre a dita exposição.

Tenho saudades do homofóbico, nunca mais apareceu. Ainda vou descobrir a sua verdadeira identidade.

Abraços