terça-feira, 10 de março de 2009

Digressão à Polónia

Estou de partida numa digressão à Polónia, para promover uma exposição de caricaturas da malta da bola, que está incluída nos Encontros de Banda Desenhada de Varsóvia, patrocionada pelo Instituto Camões e organizada pela Humorgrafe. Esta mesma colecção de bonecos esteve o ano passado exposta no Festival de BD da Amadora e pelos vistos teve saída na Polónia uma vez que foi transladada para lá. Obviamente que o mérito deve-se ao Dr. Osvaldo de Macedo de Sousa (Humorgrafe) que conseguiu esta proeza através dos seus conhecimentos. Esta é a imagem do cartaz promocional da nossa exposição. Está em polaco, espero que não nos estejam a chamar palhaços.

Esta exposição é só de caricaturas das figuras do futebol que fizémos para a colecção dos livros das Caretas. Somos 3 autores, eu, o Carlos Larajeira (Record/Correio da Manhã) e o Ricardo Galvão (Bola). Tudo começou em 2004 quando fizémos o primeiro livro, o Euro de Caretas baseado numa ideia peregrina do jornalista da SportTv Luís Miguel Pereira. O Editor ficou de tal maneira espantado com as vendas que depois desse livro já fizémos mais 4 e estamos a tratar do 5º.
Sempre houve o estigma em Portugal de que a caricatura é uma arte menor, de rua e que "não vende". Nunca concordei com esse rótulo. A prova de que afinal a "caricatura vende" são os números desta colecção das Caretas. O facto de estarem associadas ao futebol também ajudou, mas não deixam de ser caricaturas e confirma-se que as pessoas normalmente gostam e compram livros com este tipo de bonecada.
Depois do Euro de Caretas fizémos o Caretas do Mundial, o Caretas do Benfica, o Caretas do Sporting (o meu preferido) e o Caretas do Porto. Neste momento estamos a fazer as Caretas da Democracia, um tema completamente diferente, para um público também diferente com os políticos portugueses pós 25 de Abril; Mário Soares, Sá Carneiro, Cunhal, Cavaco, etc... Vamos ver se um livro fora do mundo do futebol "também vende". Infelizmente tudo anda à volta do "vender ou não vender".
Estas caricaturas que apresento neste post são algumas das minhas que vão estar patentes na exposição de Varsóvia (acho eu). Bem se não forem específicamente estas serão umas parecidas. As mais recentes estão melhores que as mais antigas. Dá para ver a evolução.
Na Polónia vamos ter conferências e palestras e também sessões de caricatura ao vivo. Não tenho bem a certeza porque algumas das instruções viream em polaco. Arrancamos 4ª feira dia 11 e regressamos domingo dia 15. Durante esse tempo este blogue vai estar "morto". Dos caricaturistas das caretas vou eu e o Carlos Laranjeira além do organizador Osvaldo Macedo de Sousa. O Ricardo Galvão fica em terra por motivos de agenda. Snif!

6 comentários:

Pedro disse...

Boa viagem.

Nelson Santos disse...

Porreiro sempre gostei de Polacas.

Francisco Martins disse...

Hehe! Está muito boa esta compilação...estão todos excelentes!

rancisco Martins
www.subversivetales.com
www.subversivetales.blogspot.com

Anónimo disse...

Eu tenho um dos livros e é espectacular!

Um abraço

PRF - Traços Gerais disse...

Cá estou em Varsóvia, tudo a correr lindamente. Estava à espera de um país tristonho nostálgico com saudades dos soviéticos... pura ignorância. Nada disso, tudo bem disposto, bem com a vida. Para voltar. Amanhã, sábado, temos a última sessão de caricaturas e depois domingo regresso a casa que já teno saudades de bom tempo.

Abraços

J.BOSCO disse...

show de bola essas caricas, mestre Pedro!!!
abraços