quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Merry Christmas!

Algo mais apropriado a esta quadra! Fui ao baú procurar qualquer coisa relacionada com o Natal e descobri estas duas espécimes de desenhos, aliás ilustrações, feitos no século passado, no tempo da Maria Cachucha. Fiz este boneco, quando trabalhava numa Agência de Publicidade, há mais ou menos 12 anos, para o cartão de Natal de uma gráfica. Tive de dar uns retoques no original para ficar mais apresentável neste blogue. Vai-se parar ao Pai Natal sempre que é preciso uma ideia para esta altura do ano.
Este Pai Natal, a comer um Häagen-Dazs, tem precisamente 10 anos. Foi um milagre ter conseguido sacar este boneco do CD, com a mesma idade, empenado e amarelado. Esta ilustração (cá está mais uma vez) serviu para o cartão de Natal desta marca cá em Portugal. Lembro-me que tive de melhorar na altura o gelado que está na colher, porque fazia lembrar outra coisa ao cliente, que não gelado, mais a ver com o último post. As mãos e o chapéu estão incompletos porque a imagem aparecia assim mesmo cortada nos limites do cartão e a preguicite aguda estava e está bem interiorizada na minha cabeça. Para um desenho com 10 anos até que nem está tão mal quanto isso. Há outros da mesma altura bem piores (este não levou retoques nem liftings). Tenho de fazer qualquer coisa mais actual envolvendo um Pai Natal.

Serve este post, também e principalmente, para desejar um Feliz Natal a toda a gente que tem a paciência de acompanhar este blogue, e também aos ilustradores (onde me incluo)!

5 comentários:

Anónimo disse...

Não ilustro nada mas, como voyeur deste blogue, posso afirmar desde já que o que faz falta não é mais nenhum pai natal. Já há pais natal a mais neste país! Gostava de continuar a ver neste blogue desenhos politicamente incorrectos, que tal um presépio ou mesmo só o menino Jesus? Isso sim é que era uma revolução! Imagine-se, ilustrar o Natal com um menino nascido há 2000 anos... que cena mais fora de moda!... E ficava bem a seguir à velha de Massamá. Também ela filha de Deus como todos nós, de resto.

Anónimo disse...

Filha de Deus é que sabe.

Unknown disse...

É exactamente por motivos beatos que não utilizo o menino Jesus como icon comercial de Natal. Para esse efeito não há nada melhor do que o gordo Nicolau bonacheirão.

PRF

Anónimo disse...

Olá Pedro!
Os Martinez passaram por aqui e adoraram o que viram...e leram.
Não pudemos mostrar tudo ao Gongas senão, desbocado como é, podia intrepretar mal alguma coisa e causar algum acidente diplomático/escolar...
Parabéns pelo blog.
R&P

Anónimo disse...

Então, o pai Natal congelou na fotocopiadora? a imaginação acabou?
Estou à espera de mais macacos