sábado, 4 de dezembro de 2010

Senhor Polícia

O senhor polícia não está na lista dos meus espécimes preferidos. Aliás, está nos antípodas das minhas preferências. Prefiro os ladrões aos polícias. Prefiro ser assaltado por um gangue armado do bairro do Pica-Pau do que ser parado pela polícia numa operação stop. É garantido que, no segundo caso, me vão ao bolso.

Há vários elementos comuns nas fácies dos agentes da autoridade: prepotência, arrogância e nhurrância (de nhurro). Além de que estão sempre de perna aberta. Todos, sem excepção.
Devem ter na Academia uma disciplina que lhes ensina esta posição. Imagino o seguinte horário: 8:30 Tiro defensivo, 9:30 Técnicas de combate com bastão 10:30 Perna aberta...

Acredito que os polícias eram pessoas normais até ao dia em que vestiram a farda pela primeira vez. Aquela farda transfigura quem a usa tal como o anel Um do Senhor dos Anéis transfigurou o Sméagol em Gollum. Usar uma farda e um distintivo dá a volta à cabeça de qualquer um.

Os polícias têm o poder absoluto, podem fazer o que quiserem, inclusivamente decapitar pessoas nos interrogatórios. Morro de medo da polícia e do perigo público que representa.

Foi neste enquadramento que me surgiu uma oportunidade estranhíssima de representar... exactamente... ora vejam:
http://www.youtube.com/watch?v=6h2craya7xg>



Pois é, o senhor polícia deste filme sou eu! Um pai de um amigo do meu filho que também é meu amigo, o que faz de vizinho neste filme (na vida real não tem aquela cabeleira) trabalha com o Nuno Markl nas Produções Fictícias. Em conversa informal, sabendo eu que ele faz regularmente sketchs para a TV, ofereci-me para fazer de figurante. Disse-lhe "se algum dia precisares de um tipo para levar um tiro, de um carteiro para entregar uma carta ou de um polícia para passar uma multa, por exemplo, podes contar comigo."

Mal sabia eu que dois dias depois estavam-me a ligar da produção a pedir medidas de calças e de cabeça (para o chapéu) para fazer de polícia neste sketch.

Foi uma óptima oportunidade de conhecer pessoalmente o "cromo" do Nuno Markl e ainda por cima contracenar com ele. Mal sabia ele que estava a lidar com um actor completamente amador. A minha última representação tinha sido a fazer de Menino Tonecas, numa peça da escola, na segunda classe.

Adorei a experiência.

Mas para a próxima o meu cachet será mais alto.

10 comentários:

Mariana disse...

Só faltou o bigode, para ficares o verdadeiro agente da autoridade!
Mas olha que tens aí uma bela carreira alternativa - a de figurante, não polícia.

Manel Jardim disse...

Pedro, não há palavras, rimos como perdidos, a tua actuação esteve brilhante. Nada que me surpreenda! Cá está algo que não devias deixar passar, não pelo dinheiro, mas pelo divertimento :)
Sempre de perna aberta, claro!

um abraço,

Manel

Rodrigo disse...

Figurante o tanas. És mas é o grande actor deste filme! Puseste o canastrão do Markl ali ao cantinho! Oscar pra ti! :D

Felizardo Cartoon disse...

Não cocorras na próxima incorporação à PSP(Play Station Portable)! a farda faz-te mais velho do que és na realidade.
O desempenho, esse, parece-me excelente!

PRF - Traços Gerais disse...

Foi tudo muito estranho, principalmente usar aquela farda. Senti-me poderoso, o que não é habitual. Bjs Mariana (que saudades do meu afilhado que spero matar neste feriado), caro Manel, tu não precisas de uma farda para teres power, está-te no sangue, o Calciocaos precisa de ti. Rodrigo, um abraço até ao oriente, o teu talento continua em alta, não deixes esses chinocas darem cabo disso. Hermíno, um abraço, não tão longe como Macau, mas tão perto como Portalegre.

Anónimo disse...

Pedro,

Muito bom... não poderia estar mais de acordo!!

Acrescento ainda que os policias só se metem com quem trabalha, quando lhes cheira a bandido põem-se a andar ou fingem que não vêem.

Grande abraço

Jo

Diogo Ivo Cruz disse...

Enganas-te. Depois do menino Tonecas, que não vi,lembro-me de representares a morte do S. João de Brito num lar de velhinhos. Actuação de mérito, aliás, arrebatou a primeira fila da plateia (os que estavam acordados)
Abraço

PRF - Traços Gerais disse...

Caro Diogo, é verdade, já não me lembrava dessa, eh eh eh eh. Tu fizeste de Santo António, não foi? O público, o que estava acordado, era exigente. Abç

Miguel BS disse...

Brilhante! Amador o tanas! Aposto que andaste a ensaiar ao espelho a noite toda!
Não tenho dúvida que vais voltar a surpreender!
Já te estou a ver com um Toki Cho!
Parabéns e nada de sketches sobre os nosso jogos de futebol... tipo ai que já me lesionei ou não jogas nada o p...corre corre... Se calhar conteúdo não faltava :)

BL disse...

Não sabia que tinhas veia de actor. Sério! Vi o pequeno vídeo e arrancaste-me uma série de gargalhadas que há muito tempo já não saíam.
Da próxima vez não sei se devo tratar-te por sr. Polícia ou como uma nova estrela da televisão. Sério! Excelente. A farda fica-te a matar!

BL