segunda-feira, 12 de abril de 2010

Timidez de Deus

Há dois assuntos que me interessam em especial. Um é o Sporting (que está arredado deste blog enquanto esta época decorrer) e o outro é Deus!

A época Pascal é propícia a este segundo tema, já passou mas faz de conta que ainda decorre. Este blog está como o país, atrasado.

Como introdução tenho de fazer uma revelação. Estão na moda as revelações cibernéticas, ainda agora o Ricky Martin se assumiu como homossexual no seu site. Aproveito a ocasião e este blog para revelar a minha orientação religiosa: Sou Católico! É verdade, e daqueles que vão à missa e tudo.

Pronto, já está! Tirei este peso de cima! Agora é que nunca mais arranjo trabalho em lado nenhum. Talvez no BCP.

Apesar de estar na moda fazer revelações na worl wide web, não está na moda ser católico. Nesta matéria sempre fui arcaico! Sou católico mas com algumas nuances, há mandamentos que não sigo à risca, como por exemplo o não matarás ou o não cobiçarás a mulher do próximo!

E porque é que sou católico, perguntam-me vocês!? Ou melhor, porque é que sou cristão? Porque sou um interesseiro! Estou interessado em arranjar um bom tacho, o equivalente a admistrador da PT na vida eterna. Estou como o São Pedro, para quem me hei-de virar se só Tu (Jesus) tens palavras de vida eterna?!

Por acaso os muçulmanos também falam numa vida eterna e ainda por cima na companhia de 70 virgens, mas para isso teria de explodir em público e isso não faz o meu género. Sou mais do género de explodir em privado!

Até tinha um bom spot para explodir, ali para os lados da segunda circular, onde se têm registado enchentes com uma data de infiéis todos contentes que seguem um falso Jesus! Mas se explodisse teria de levar com as 70 virgens que também não fazem o meu género. Sou mais do género de 70 mulheres experientes!

Como vos disse, Deus é um assunto que me interessa. E espero que seja recíproco, que eu também seja um assunto que interesse a Deus. Às vezes tenho dúvidas e penso que sou só mais uma formiga perdida e esquecida na imensidão do universo. Mas a resposta aos meus apelos tarda mas não falha. Nunca é como queria, mas não deixa de ser uma resposta à chamada.

Esta introdução toda para chegar ao cerne da questão deste post. A timidez de Deus! Lembrei-me desta possibilidade, da razão de ser do seu silêncio ser a timidez?! Que além de Omnipresente, Omnipotente e Omnisciente também seja profundamente tímido! Se nós somos feitos à imagem e semelhança de Deus e somos tímidos porque é que Deus não será também tímido, o maior de todos os tímidos?!?!

Esta característica explicaria muita coisa. Ele não se revela mais vezes e não intervém mais vezes neste mundo porque tem vergonha. Não é um Deus ausente, austero e inantingível, mas sim um simpático bonacheirão algo envergonhado.

Se nós somos a sua criação e demos para o torto é perfeitamente normal que tenha vergonha de nós.

Espero que Deus, para além de todas as qualidades que se lhe reconhecem, também tenha sentido de humor, senão ainda levo com um raio na cabeça depois deste post!

18 comentários:

Noivo disse...

Ahahah.
Muito bom post.

Gosto que sejas católico, mas tenho pena que não queiras rebentar em publico na lixeira do colombo.
Que não cumprias o mandamento "Não matarás" também sabiamos, e a Maddie também. (sou eu que levo com um raio agora?).

E sempre ouvi dizer que Deus tem muito bom humor, eu conto com isso!!

grande abraço

ACL disse...

Tás enganado, Pedro. Desculpa a beatice, que também comungo (outra beatice), mas Deus não é nada envergonhado. Então não foi Ele que veio até nós? Todos os outros Deuses das outras relegiões ficaram lá em cima a rir e a chorar...

Francisco Martins disse...

Estou interessado em arranjar um bom tacho, o equivalente a admistrador da PT na vida eterna??? HAHAHAHAHAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!

Tu dás cabo de mim! a minha parede abdominal fica sempre mais tonificada quando passo por aqui! olha, vai na volta é providência divina que assim seja...para quê ir ao ginásio, kd posso vir antes aqui??! :P

O cartoon ta brutal (alguma semelhança com um pai natal?)!

abr

BL disse...

Embora seja benfiquista, não sigo um falso Deus, tal como muitos benfiquistas nos últimos tempos.
Pode ter Jesus no seu nome, mas não é Ele, no entanto, o Messias, o Todo o Poderoso, nosso Criador, o Omnipotentente e Omnipresente, em suma, o Senhor.
A Ele, sim, todos nós temos uma dívida e um dever para com Ele e mais ninguém.

Como cristão católico (embora não muito praticante como deveria ser), gosto na minha maneira de ver o nosso Criador.
Isto é, como um pai que todo o filho gostaria de ter, alguém que se preocupa com os seus filhos, mas que de certo modo permite a estes algum grau de liberdade nas suas escolhas e opções tomadas durante a vida terrena.
Não sou como o Saramago que vê em Deus um pai castrador e tirano, pronto a punir sempre alguém se incorreu sob alguma forma no pecado, mas como um pai que dá sempre uma segunda hipótese para nos redimirmos de algo que tenhamos feito de mal a alguém, e que apesar de sermos humanos (e consequentemente imprerfeitos) termos algum fundo de bondade e de bom senso.

Um pouco à semelhança dos nossos pais, também ausentes durante alguns períodos das nossas vidas, Para mim, Ele nunca está totalmente ausente, pois se tal assim fosse, as nossas vidas perderiam de certo modo o sentido da vida e consequentemente aquela referência que nos guia durante toda a nossa vida.
Gostei de imagem que lhe deste, um senhor de certo modo tímido ou reservado, mas no entanto presente.

A minha relação com Deus é um pouco distante mas no entanto respeitadora.
Acredito num Deus ou uma entidade Superior, que criou algo como o Universo desde o Big Bang até agora, e que tem gerido as coisas o melhor que sabe e pode.
Em relação ao homem talvez tenha ficado desapontado, pois provavelmente não correspondemos às suas expectativas e por mais hipóteses que dê, muitas vezes não é recompensado por tal coisa.
Assumo os meus actos, tal como as suas consequências, com toda a noção do que implica na minha vida, tentando ser alguém que no final vai ter que responder e assumir todas as suas opções tomadas durante a vida (terrena).

Um abraço e boa semana.

Anónimo disse...

Católico = Pedófilo

Toonman disse...

Bem, mais um aqui deste lado.
Apesar de o Lino me andar sempre a pedir cartoons do papa.
E, finalmente, a prova de que Deus tem sentido de humor:
O ornitorrinco!!!!

Vostradong disse...

Não sei se Deus tem vergonha na cara. Mas devia...

Admiradora não tímida disse...

Será que o teu amigo BL não sabe que Deus também é Mãe? Deus te livre das más companhias, das setenta mil virgens e das setenta mulheres experientes!

Chalana disse...

Acreditar em Deus?! Não, obrigado!

Não consigo conceber um Deus que se acredita omnipresente e tal,e no entanto continuam a morrer crianças à fome neste Mundo!

Acredito na Natureza das coisas, e que seremos todos melhores pessoas ao ajudar o próximo sem, contudo, esperar algo mais depois da morte (ou o tal tacho da PT que falas...). A morte, acredito eu, é mesmo o fim do ciclo.


O boneco parece mesmo o Pai Natal, o que remete para outra questão: no Natal os presentes são do Pai Natal ou do Menino Jesus?


PS:

Oh Sport Lisboa e Benfica...
O Campeão!
Mostra a tua raça o querer e ambição,
Nós só queremos o BENFICA Campeão!

Abraços com 26 pontos de avanço!

psp disse...

«Porque, se nesta geração adúltera e pecadora alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os seus santos anjos.» (São Marcos 8,38). Qual tímido? Sem papas na língua calou muitos fariseus e escribas com falsos pruridos, conviveu abertamente com as prostitutas e pecadores a quem veio para salvar e corajosamente afirmou a verdade perante os príncipes dos sacerdotes e o governador Pilatos sabendo que isso lhe acarretava a morte! Meteu conversa com a Samaritana à beira do poço de Jacob, a quem converteu dizendo-lhe tudo sobre a má vida que andava a levar! Vergonha de nós terá sim, se nós nos envergonharmos d'Ele! A verdade é é que é um Pai que não se nos quer impor, mas conquistar e por isso dá-nos liberdade para O escolher (ou não!).
Isso das 70 mil virgens é verdade ou é mais uma dessas promoções enganosas? Grande abraço! psp

Anónimo disse...

Estimado Pedro, (Permita-me que o trate assim)

Parabéns pelo seu Post. Notável.

O que se passou ontem na Luz foi um ROUBO e agora vêm dizer que a pedofilia está ligada à homossexualidade.

Uma vergonha que temos que impedir ainda antes da visita do Santo Padre.

Viva Portugal
Viva o Sporting.

Cordiais Saudações.

Carlos Pavão.

Chalana disse...

Oh Carlos Pavão, quando diz um roubo, está a referir-se às comissões pagas por jogadores como o Owngolle, Caicedo, João Pereira, e afins...

Se se estiver a referir ao lance do Luisão, acho que, se fosse expulso não seria mal expulso. Contudo, teriam de ser expulsos também Moutinho e Veloso.

Há que ter em conta o "critério largo" utilizado pelo árbitro.

Caso tenha dúvidas sobre os lances em causa, pode vê-los aqui:

http://www.youtube.com/user/ZeCambalhota

Abraços com o pé torcido do Cardozo.

PRF - Traços Gerais disse...

Caros comentaristas, obrigado pelos comentários!

O meu amigo Chalana remete tudo para o Benfica
quer se fale de Deus ou de telemóveis, faz juz ao seu nome. Mas o Benfica não é um assunto do meu interesse, ainda por cima 26 pontos à frente. Prefiro Ballet, música tradicional da Roménia ou gastronomia albanesa ao Benfica. Qualquer assunto é preferível ao Benfica!!!

God bless you all!

Anónimo disse...

Caro Senhor Chalana,

Admite-se uma revisão Constitucional nesta altura? Pergunto. Admite-se?

As Nuvens do vulcão da Islândia elucidam qualquer um. Não têm mais do que aquilo que merecem.

A questão do Luisão, e desculpe a franqueza, é completamente marginal. Não estamos a falar da batalha de La Lys.

Viva Portugal

Viva SAR Senhor D Duarte Nuno de Bragança

Viva o Sporting

Cordiais saudações.

Carlos Pavão

Janeca Silva disse...

Critério largo.

boa desculpa. critério largo.

Os critérios não são para ser curtos ou largos, são para ser coerentes.

E o Luisão, esse grande merdas, deveria ter sido expulso em casa com nacional e com sporting, para ser coerente com expulsoes com joao pereira e izmailov.

Porque não há coerencia? porque está tudo feito para o benfica ser campeão e não vale a pena negar.. só um burro é que não vê.

Tuneis, expulsoes, castigos...

"mais vale um bom lugar na liga que um bom avançado"
Explicado.

e sff não respondas, porque não há desculpas, isto é demasiado visivel.

PRF, não consegues mandar este pateta para Islandia?

Man do Vídeo disse...

Só para dizer que o desenho e o texto tão óptimos!
E que o anónimo (católico=pedófilo) devia ser sodomizado por um senegalês furioso.
E é isto!
Abraço

Chalana disse...

Desculpas?

Graças a Deus (on-topic) este ano não é preciso disso...

O Luisão não foi expulso. O árbitro foi coerente ao não expulsar o Moutinho e o Miguel Veloso também!

Izmailov's e João Pereira's foi noutros jogos, com outros árbitros.

Afirmar o contrário é, no fundo, uma patetice!

Abraços (com o Saviola de fora, e o Aimar só na 2ª parte)!

PRF - Traços Gerais disse...

Caros Chalana, Carlos Pavão e Janeca da Silva... calma!

Este post é sobre Deus e vocês trazem para aqui um assunto tão trivial e terreno como o futebol???!!!!????