terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Benfica 2

O Benfica, tal como o nome indica, é um clube de bairro. Na designação Sport Lisboa e Benfica está bem patente que se trata de um clube da capital mas de um bairro específico, nem sequer do centro.
O Sporting, ao contrário do Benfica, é de Portugal, é um cidadão do mundo, com um nome universal, perceptível nos mais recônditos recantos do planeta. É um nome elegante, ilustre, de boa têmpera que enaltece a nobreza dos seus simpatizantes. Um nome que deve ser declamado com o mais fino british accent, como tão solenemente o Sousa Cintra e o Paulo Bento o pronunciavam.
Eu tenho uma dívida para com o Benfica. Foi no estádio da Luz, inserido na Juventude Leonina, que ganhei estofo para a vida. Quem sobrevive àquele inferno sobrevive a tudo. Estava habituado ao Estádio de Alvalade e tinha a ideia errada de que as pessoas eram todas civilizadas. Aprendi muita coisa com o Benfica, a esquivar-me de uma pedra, a camuflar-me, a fingir-me de morto ou a correr os 100 metros em 11 segundos (a fugir aos Diabos Vermelhos).
Sendo da geração pós 25 de Abril, as partidas para os derbys na Luz foram o mais próximo que tive das partidas para o Ultramar. Despedia-me da família e dos meus amigos como quem parte para uma guerra, sem saber se voltava. Foi na Luz que estive mais próximo de ver "A Luz", literalmente. Foram várias as vezes que ia levando com um very light na cabeça!
Uma vez fui apanhado por um grupo de Orks lampiões que me encostou à parede num desses fatídicos derbys. Um deles, espumando da boca, vociferou "Este gajo é lagarto!" instintivamente contestei "Não, não sou". De dedo em riste voltou à carga "És sim!". Voltei a esclarecer "Não, palavra de honra que não sou!" Insistiu mais uma vez "Tens cara de menino, deves ser lagarto!" "Não sou, a sério, nem ligo ao futebol, só gosto de badminton!".
Lá consegui escapar milagrosamente àquela situação.
Só mais tarde, quando um galo cacarejou 3 vezes é que percebi que tinha traído o clube do meu coração. Nunca mais me perdoei, mas ao menos estou vivo para escrever e denunciar a violência no futebol.
Num desses derbys lembro-me de ter levado com chuva na cabeça, mas curiosamente o céu estava limpo. Só quando olhei com atenção para o segundo anel é que percebi que realmente se tratava de água, mas já processada pelo sistema urinário. Depois dizem que o estádio de Alvalade é que parece uma casa de banho pública gigante!!!

O Sporting e o Benfica estão nos antípodas um do outro, são a noite e o dia, são o azeite e a água, são a Suécia e o Senegal. A partir do momento em que se escolhe um destes clubes, a metamorfose começa, o destino está traçado. Uns começam a comer de garfo e faca, a estudar e a falar línguas enquanto os outros começam a passear de fato de treino ao domingo e a quitar a viatura com penduricalhos, berloques e ailerons.
É fácil detectar cada uma das espécies. Por exemplo, se vir um homem de lenço ao pescoço, a tamborilar Wolfgang Amadeus Mozart enquanto recicla papel, qualquer pessoa percebe facilmente que não tem nada a ver com um tipo de palito na boca a puxar bem atrás uma langonha enquanto coça a micose com uma mão e esbofeteia a mulher com a outra.

Estes bonecos também são do livro Caretas do Benfica, o campeão de vendas da colecção caretas. Já são de 2006 mas ainda olho para eles com benevolência, apesar de serem do Benfica.

7 comentários:

PM disse...

Já percebi que és do 3º maior clube português - os anti-benfica (todos eles supostamente sportinguistas). Estranho fado o vosso.

Em 1º o Benfica. A malta do Benfica é do Benfica , seja malta do garrafão ou não. Somos os maiores (infelizmente não os melhores nos últimos anos) e ainda conseguimos rir-nos das nossas desgraças.

Em 2º o Porto. A malta do Porto é do Porto. Carago, são os máiores (bem pelo menos no Porto são) e, infelizmente, têm sido os melhores. Os outros são todos Mouros, mesmo os de Braga.

Finalmente vem o Sporting, mas aqui as opiniões divergem, afinal o Braga também é Sporting...

Abraços

Noivo disse...

Ahah, lembro-me bem da chuva do 2º anel!!

Benta do Rossio disse...

Anda uma mãe a criar um filho pra servir de penico òs benfiquistas... Tenham dó...

Mulher de benfiquista disse...

Esqueceste-te de referir o clássico passeio no Colombo antes dos jogos. E a mania que são os melhores só porque o clube com mais adeptos - o grande orgulho nos 6 milhões. Enfim...fico-me por aqui porque não quero apanhar logo à noite!

Pan disse...

Mais uma vez um texto muito engraçado. Mais uma vez pejado de anti-benfiquismo primário; ainda que assumido pelo seu autor.
Mais uma vez a assunção de uma inveja tremenda perante a grandeza do Glorioso. E mesmo tendo razão em muito do que afirma, não consigo deixar de lhe dizer que entre os seus correligionários há muitos, MUITOS, espécimes com as mesmas características.
Bom fim de semana excepto, obviamente, no que diz respeito ao desporto, sobretudo ao badminton!

Francisco Sousa

Já há Vídeo! disse...

Muito boas as caricaturas, muito melhor o texto! É tendencioso sim senhor, mas está muito bem apanhado!
Quem nunca teve o azar de ir ao Colombo em dia de jogo na Luz que atire a 1ª pedra. É de bradar!!
(adorei o desenho do Petit).
Abraços

Geraldes Lino disse...

Gostei (gosto habitualmente) das caricaturas e ri consecutivamente com as numerosas piadas às papoilas saltitantes espalhadas pelo texto matizado de uma linda cor verde (a seguir, para fazer seguir este comentário, terei de copiar um código absurdo - unsish -que, vá lá, para compensar a chatice tem uma simpática qualidade cromática (é verde alface, portanto toca-me duplamente: sou alfacinha e sportinguista).
Abraço ao talentoso cartunista e espirituoso prosador do bloguista e bedéfilo
Geraldes Lino
P.S.- Boas Festas