terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Benfica 1

Uma vez que o tema Sporting está interdito neste blog (em boa hora), vou falar do nosso arqui-inimigo Benfica. Ao contrário de muitos sportinguistas, que são mais anti-benfiquistas do que propriamente sportinguistas, eu não tenho nada contra o Benfica. Aliás, acho o Benfica engraçadíssimo, "cutchi, cutchi, que engraçadinho que tu és, ò Benfica!"

Ainda bem que o Benfica existe! O Peter Pan tem o seu Capitão Gancho, o Harry Potter tem o Voldemort, o Luke Skywalker o Darth Vader, o Dias Ferreira o Sílvio Cervan… e o Sporting tem o seu Benfica! O bem e o mal coexistem desde o princípio dos tempos e hão-de continuar Ad aeternum.

Não há dúvida que os benfiquistas são mais, há que reconhecer! Há mais adeptos do Benfica, há mais jornalistas do Benfica, há mais políticos, funcionários públicos, taxistas, contrabandistas e serial killers do Benfica e definitivamente há mais comentadores desportivos, árbitros, fiscais de linha e delegados de jogo do Benfica. Até aquele 4º árbitro que levanta a placa com os descontos também é, na maior parte das vezes, do Benfica.

O presidente do Estoril que teve a gentileza de abdicar do seu estádio e oferecer o estádio do Algarve e um campeonato ao Benfica… também é do Benfica.
A gripe A, as enxaquecas, a tuberculose, as hemorróidas, as unhas encravadas, os terramotos e os tsunamis são todos do Benfica. O próprio Jesus é do Benfica… por acaso não, peço desculpa, treina o Benfica mas é do Sporting!

É verdade, Jorge Jesus é sportinguista e dos bons, dos fanáticos! Basta assistirmos a uma conferência de imprensa para percebermos que estamos perante um gentleman. A maneira como trata a língua de Camões e a sua voz cristalina denunciam as suas origens aristocráticas.

Este ano as coisas estão a correr bem ali para os lados do Colombo! Sim senhor, todos contentes, de barriga cheia, é aos 6 e aos 7, quem me dera! O Sporting este ano nem contra uma equipa de cegos paralíticos com dois expulsos consegue marcar 5 golos.

Se não forem campeões este ano nem quero pensar nas consequências. Eu temo pela minha saúde. Lembram-se daquele sketch dos Monty Python’s, da anedota mortífera, que quem a lesse morria de tanto rir?! Tenho medo que me aconteça o mesmo.

Mas estejam descansados que este ano é de certeza. Até decorei aqui o estaminé com as cores do Benfica, que por acaso também são as cores do diabo. A minha confiança é tanta que estou a planear férias, fora de Portugal, mais ou menos por altura dos festejos. Se fosse milionário aproveitava para fazer turismo espacial!


Estes bonecos são alguns dos que fiz para o livro Caretas do Benfica, o primeiro da trilogia dos grandes. Claro que tínhamos de começar pelo Benfica, não fossem 6 milhões os potenciais compradores.

E confirmou-se, o livro do Benfica foi de longe o que vendeu mais.
Mas estranhei: “Sim senhor, os benfiquistas são mais, sem dúvida... mas a maioria é analfabeta” Só depois é que me lembrei “Ah, está bem, é um livro de bonecos!”

13 comentários:

Anónimo disse...

Querido Amigo

Ainda bem que a tua pena só tem uma direcção, senão teria que usar de uma estratégia soft (tipo mandar incendiar a tua chafarica), para que a alma portista se mantivesse tranquila - para grandes males, grandes remédios.
De facto, terei 6 milhões de razões para festejar se o campeonato não for para o CC Colombo, a primeira é a invocação de nomes sagrados em vão...

Saudações Portistas

lgg

Noivo disse...

Excelente, com um culminar fantástico.

Realmente tudo que disseste é verdade.

E que o Braga continue na frente!!

Skywalker disse...

Olá
Sendo benfiquista, não pude deixar de rir a bom rir com esta publicação. Está realmente com muita piada e parabéns porque nos ultimos tempos é o único sportinguista que tenho visto a identificar-se como tal. 99% dos meus amigos que eram sportinguistas inexplicavelmente passaram-se para o Braga, ehehheheh

Abraço e continuação de bom humor

MouTal disse...

Eu vivo aqui na parvónia, diga-me onde posso comprar o livro.

Chalana disse...

A inveja é uma coisa muito feia...
Sporting, onde estás?
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Ah! estás aí....

NN disse...

Tás a gosar com o Glurioso? Vê lá se ficas a kumer papinhas para o resto da vida sem um dente nessa bouca#!

BL disse...

Embora seja um simpatizante benfiquista (e não um anti-sportinguista mas sim um anti-portista) da imensa massa associativa do Benfica, não me incluo nos ferrenhos.
Por acaso já reparaste que por onde um português vá encontra sempre uma casa do Benfica (seja onde for, em Portugal no meio do Alentejo, no Redondo; ou mesmo em plena Genebra, Suíça e até mesmo em Newark, Estados Unidos).
Dá a impressão que por onde ande um "emigra" português há sempre um pouco de Benfica com ele. Não quero dizer que o FCP e o SCP também não tenham as suas "casas" espalhadas um pouco por toda a parte, pelo contrário.

Pan disse...

Ainda bem que são analfabetos, senão o seu livro não vendia mesmo, com textos que, apesar de bem escritos e com alguma piada, denotam um anti-benfiquismo tão primário que só se compreendem por serem causados por essa maleita terrível que dá pelo nome de lagartice crónica :)

PRF - Traços Gerais disse...

Obrigado pelos comentários, mesmo aos mais exaltados.

Ao MouTal: apesar de ser um livro de 2006, encontra-o nas FNACS e Bertrand por exemplo, não sei se tem alguma por perto.

Ao Pan, os textos do livro não são meus, são do Luís Miguel Pereira da Sportv, que não tem nada de Anti-benfiquista primário, eu só fiz alguns dos bonecos. Este texto do blog sim, é meu, anti-benfiquista primário, sim!

Abraços

Francisco Martins disse...

Hehehe, epah, eu a cada vez que venho ao teu blog, saio daqui com os abdominais mais definidos. E a minha reputação no trabalho fica um bocadinho mais dovidosa do que já era. Sim, porque as pessoas vêm-me para aqui a rir sozinho que nem um perdido e oôem-se todas a olhar para mim de esguelha, do género: "coitado...olha, este já fez a passagem!".

Enfim...como sempre o texto está genial e os cartoons fantásticos. Parabéns!

abr.

Francisco Martins

Francisco Martins disse...

* mais uma vez peço desculpa pelos erros ortográficos. Ando sempre a correr! :P

Vídeo Anos 80 disse...

Muito bom!
mas apesar de teres ganho uma viagem, quer-me parecer que isto tá a mudar e que os lamps não vão ter o que festejar em Maio. Podes direccionar a viagem para outra altura!

Luis Lopes disse...

Caro amigo,
Também sou pós 25 de 74 e também eu vivi grande parte da minha juventude (e a leonina - JL76) tal qual como descreve neste brilhante texto. Revejo-me nele, sem mudar uma virgula. Aquele paragrafo por cima do cartoon do Queirós e do JVP é do mais bem escrito e admirável que já li! Se fosse mais novo iria escreve-lo nas paredes de um tunel qualquer. Para juntar a isto também sou (ou fui) autor de muita bonecada irreverente e futeboleira mas que infelizmente não meteu o pão na mesa e como tal mudei de "ramo". Inacreditáveis coincidências que aqui encontrei. Espero que continues com este excelente trabalho! Saudações leoninas!