terça-feira, 29 de setembro de 2009

Inovação

Este blog esteve parado mais tempo do que era suposto porque ainda me estou a recompor do fim de semana. Não, ainda não foi desta que apanhei gripe A. Foram questões desportivas e políticas que me deitaram abaixo. Em relação ao primeiro motivo, vou manter a promessa de não falar sobre o tema Sporting, por isso lanço apenas uma ideia: Estádio do Dragão = Estádio do Ladrão!
Os resultados eleitorais também não ajudaram. Fiquei sem perceber quem é que ganhou. Aquele discurso do Louçã apavorou-me. Acho que vou pôr todo o meu dinheiro (50 euros) numa conta offshore num paraíso fiscal antes que aquele fanático me limpe a carteira.

Nada melhor do que um cartoon para afogar as mágoas. Investi a minha raiva neste boneco anti choque tecnológico. Enviei para o concurso Europeu de cartoon, patrocionado pelo Museu Nacional de Imprensa sob o tema "Criatividade e Inovação".
A vantagem em ser português é que posso lamentar-me à vontade, dizer mal do meu país, insultar os meus conterrâneos que ninguém se chateia. É normal, está no nosso código genético. A estrangeirada não percebe esta nossa auto maledicência. Deviam exprimentar, é altamente terapêutico.

Mas no fundo é com amor que digo mal do meu país. Da mesma maneira, quando insulto a equipa do Sporting de uma ponta à outra, faço-o com muito carinho e sentido de responsabilidade.

O Video man que me desculpe mas tive de avançar mesmo sem o seu comentário.

10 comentários:

Sou a primeira disse...

É por isso que o país não avança, em vez de os cérebros lusos usarem os seus neurónios criativos como os teus para fazerem o país avançar, não! Toca mas é de gozar com o nosso atraso endémico em relação ao resto do Mundo. Isto assim não vai lá. Manda-me a mim também para o paraíso fiscal, eu tomo conta da massa.

Anónimo disse...

Viva!

Confesso que também fiquei com uma sensação pior do que uma ressaca após uma valente noitada de copos, depois dos dois acontecimentos que referiste no teu blogue.

Decorrida já uma semana após o malfadado fim-de-semana, só agora é que começo a sair de um estado de coma em que entrei ao saber o resultado do dito escrutínio popular e democrático.
Cada vez entendo menos este povo português!
Quando (quase todos) diziam cobras e lagartos do sr. Engenheiro e depositavam as esperanças de novos tempos após novas eleções legislativas, eis que acontece o mais improvável, dão a vitória (mesmo que seja relativa) ao sr. Engenheiro novamente.
Para o cúmulo dos cúmulos, no dia seguinte corria nas bocas do povo a sábia (e parva citação): "Pois é, votaram nele, agora não se queixem!".
Porra! "Votaram nele!" Quem é que votou nele, digam-me por favor? E onde estão os abstencionistas, essa força política poderosa, invisível, indefinida e cobarde?
Foram 40% de abstencionistas! Pois é, e ninguém se acusa como é o costume. Mais os 36% de atrasados mentais que deram o goltpe final para ajudar.
Agora, para nosso castigo teremos um sr. Engenheiro mais rancoroso, irrascível, vingativo, e caprichoso, tornado num pupilo do não menos tirano Sr. Hugo Chaves.
Deus nos ajude e proteja de tal calamidade (pública)!

BL

Anónimo disse...

Concordo contigo que fiquei apreensivo com a postura e atitude do Francisco Louça e o seu BE. Pelos vistos, com ele iriamos regredir para uma semi-URSS estalinista na qual tudo seria nacionalizado, até à mais simples caixas de fósforos.
Com ele, creio que o êxodo nacional ficaria completo após a vitória deste senhor, bastando o receio do zé povinho ser despojado dos seus parcos haveres que ainda possuísse, preferindo emigrar para algum lado menos perigoso para viver e trabalhar.

Relativamente ao teu último "boneco", a minha opinião é de que condiz exactamente com o nível dos nossos investigadores nacionais e na aposta na inovação e tecnologia que se faz em Portugal. Gostei muito do teu "boneco". Continua.
Contrariando as estatísticas do sr. Engenheiro nesse campo, o facto é que a percentegem do PIB nacional aplicada na investigação ciêntífica e nas novas tecnologias é uma insignificância comparando com a média europeia. A anedota nacional.

Saudações e abraço

BL

Atrasada mental disse...

Como se a alternativa fosse credível?!... O povo português pode ser atrasado mas não é parvo. Se a direita apresentasse alguém de jeito às eleições até eu votava PSD. Mas se a outra senhora lidera um partido daquela maneira, como seria a liderar um país?! Por mim prefiro o Sr Engenheiro, sem crista. Quanto ao Louçã... estou convosco, vade retro!

Francisco Martins disse...

Boas Pedro!
óptimo cartoon como sempre!

Podes crer...isto de dizer mal de tudo e de todos é terapêutico comó diabo! (salvo seja!)
Já nem falo das eleições (nem do futebol) porque não iria acrescentar nada àquilo que já foi dito e comentado...Mas deixa-me verdadeiramente irritado perceber a falta de competência e de empenho que se faz sentir por estas paragens. Nem é preciso estar aqui com grandes exemplos, porque para isso basta ver o programa "Nós por cá" na Sic - para ficar com os cabelos em pé.
Apenas a título de exemplo - retratando uma situação que todos nós conhecemos porque já a experenciámos várias vezes, basta-me referir que sempre que envio um Email para uma qualquer entidade portuguesa - mesmo que o assunto seja do seu interesse - NINGUÉM me responde! Ainda há duas semanas enviei Emails para várias entidades culturais portuguesas a perguntar se estavam interessados em trabalhar com ilustradores voluntários (note-se que estou a generosamente a oferecer os meus serviços de GRAÇA) e simplesmente nenhuma delas sequer se deu ao trabalho de me responder. Nem que fosse para me dizer que não, mas por uma questão de respeito e consideração e PROFISSIONALISMO - quando alguém nos envia um Email de trabalho, qualquer pessoa normal, inteligente e competente, dá-se ao trabalho de responder. Infelizmente parece que não há muitas pessoas com essas características em Portugal.

O que me choca é que tenho trabalhado com entidades estrangeiras de renome, e se envio uma mensagem de email ao final do dia, no dia a seguir de manhã já tenho uma resposta - e repare-se que não é um assistente que me responde - é logo um director que me responde directamente, de forma extremamente atenciosa e com uma eficiência e competência que contrasta de tal forma com aquela a que estou habituado a esperar no meu país que chega a ser desconcertante.
Quando numa coisa tão básica e elementar como esta, se nota uma diferença tão grande entre Portugal e países estrangeiros...não admira que os portugueses não estejam à espera de grande coisa para o futuro. Enquanto este espírito de "deixa andar" continuar a imperar por aqui, isto nunca há de ver melhoras e não me parece possível que as pessoas possam parar de se queixar e dizer mal do país em que vivem. Perdoem-me o desabafo e se a minha visão das coisas vos parecer demasiado negativa, só me resta lamentar. A verdade é que vê-se diáriamente com cada descalabro que uma pessoa é confrontada com a realidade de que certas coisas só podem mesmo acontecer aqui em Portugal.

abstencionista forçada disse...

Só depois de ler os comentários dos teus amigos e amigas reaccionários é que percebi o boneco. Está muito engraçado mas realmente precisa de explicação.
Graças a Deus que estive fora para não ter que ouvir o habitual chorrilho de aleivosias pós eleitorais. Anyway, com a pobreza de candidatos ainda o melhorzinho é o Sr. Engenheiro pois gosta de correr a maratona e os outros são todos uns sedentários

escaravelho da democracia disse...

O que nos faltou foi o regime comunista do PREC ter tomado conta disto. Aí sim os portugueses aprendiam o que é bom pra tosse. Certamente nao tinhamos 20% de crentes comunistas e 40% de descrentes. A inovaçao que nos falta é nas mentes do povo que vive em portugal, e essa eles nao querem que mude ou a educaçao ja tinha mudado há decadas.

PRF - Traços Gerais disse...

Primeira, BL, Atrasada Mental, Francisco (estou contigo), abstencionista e escaravelho obrigado pelos comentários.

O Video Man desapareceu da circulação. O blog vai ter de continuar na mesma.

Abraços

Noivo de Maio disse...

Depressão de fim-semana.

Mas eu posso explicar o fenómeno dos 40% abstencionistas...

Sabes quantas pessoas podiam votar nas Europeias em Junho? 8 milhões e tal. E nas Legislativas após uma revisão de cadernos? 9 milhões e tal! Em 3 meses quase 1 milhão de pessoas fizeram 18 anos ou vieram viver para Portugal? não é estranho?

Segundo um estudo, 1.100.000 votos são votos fantasma... pessoas que não existem, não estão cá, morreram...e nunca sairam das listas.

Mais uma conta fácil, podem votar 9 milhões de pessoas e tal, a emigração tem 4 deputados, ou seja, são cerca de 300.000 votos.. 9 milhoes e tal - 300.000 = 8.700.000 e tal, somos 10 milhões, só existem 1.300.000 - Tal, abaixo dos 18 anos ou não-recenseadas?

Ainda assim o que me preocupa mesmo é o estado do Sporting!

PS - diz que o video man andou de férias, mas já teve tempo para uma visita...

Vídeo Man disse...

Olá outra vez.
O Vídeo Man faz parte do grupo dos 40% de abstencionistas... não foi forçado, mas para poder ter merecidas férias na estranja (já as gozei também em Portugal, dando o devido contributo para o turismo allgarvio), ou faltava às eleições, ou ao casamento de um amigo. Lamento, mas optei pela vida pessoal!
Quanto aos resultados, não posso queixar-me. Nem votei...
O Louçã é de facto o bicho papão que amedronta miúdos e graúdos, mas se só tens 50 euros não te preocupes, que ele só anda à cata das "grande fortunas", sejam elas legítimas ou não... salafrário!
Abraço
(bons desenhos!)