terça-feira, 7 de julho de 2009

Sporting 5

Quando me vêm com a conversa "Luís Figo é um Senhor!" lembro-me sempre da crina que este "Senhor" alardeava nos primórdios da sua carreira. Não digo que se trata de uma "Senhora" mas tem comportamentos de alto risco dignos de tal. Há provas para além dos penteados. Ora ostenta (ou ostentava) uma abundante carpete peitoral resultante da acção natural da testosterona, ora aparece todo liso que nem um adónis. Homem que é homem não rapa o pêlo, muito menos se depila a laser, quando muito à navalhada! São homens de pouca fé, os que não acreditam no design de Deus, que passam a vida a contrariar a natureza. Se viémos ao mundo com pêlos é porque fazem falta. Esta teoria só se aplica aos homens evidentemente.
Mas em relação ao "Senhor" Luís Figo tive um grande desgosto amoroso. Herdei as dores dos catalães. Lembro-me de assistir a um jogo no Nou Camp, antes da grande traição, e de estar todo orgulhoso do meu compatriota. "Hei hombre, Yo también solo portoguese como el Figo!" disse eu muitas vezes entusiasticamente aos meus companheiros de bancada para fazer conversa.
Aquela transferência para o Real Madrid foi indecorosa e a conversa do "sou um profissional" um alibi esfarrapado. Quando as pessoas recorrem ao "sou um profissional" estão a dizer, "nunca na vida faria esta alarvidade ou iria contra a minha dignidade desta maneira abrupta não fosse o numerário que me apresentaram". A verdade é que o dinheiro pesou-lhe nas pernas e nunca mais foi o mesmo jogador.
Enterrei o Figo de vez quando o vi festejar histericamente um golo que o Inter marcou ao Sporting.
O processo do João Moutinho tem parecenças com o do Figo. Também teve o seu estado de graça até se ter lembrado de convocar uma conferência de imprensa para dizer ao mundo que queria sair do Sporting a todo o custo. Esta caricatura querida e simpática foi feita antes dessa conferência de imprensa. Se soubesse o que sei hoje teria lutado para que não fosse figura de capa do livro das Caretas.
Um capitão de equipa a dizer que quer sair?! Nem que fosse sodomizado diariamente no balneário! Não sabem o emblema que representam. Jogar no Sporting é o ponto mais alto da carreira de qualquer jogador e não um trampolim para jogar noutro clube qualquer.
Ricardo Sá Pinto, este sim um verdadeiro leão vindo do norte. Vestia a camisola com orgulho e comia a relva. Tinha uma dentição apropriada. Não era tão virtuoso tecnicamente como o Figo ou como o Cristiano Ronaldo mas batia-os aos pontos na atitute em prol do Sporting. Teve azar com as lesões senão teria sido uma figura ainda mais marcante do clube.

E pronto, vou fazer uma pausa neste tema. Já não me apetece falar mais no Sporting. Bastaram dois jogos de preparação. Já estou a pensar na época 2010/11. Benfiquistas, Portistas e Paço de Ferreiristas desiludidos com o rumo que este blogue tomou nos últimos tempos podem voltar. Este assunto só voltará à baila quando o Sporting voltar a ganhar. Pode demorar.

14 comentários:

FÁBRICA das CARICATURAS disse...

Amigo..é sempre um prazer enorme visitar o teu blog mas hoje...epa, entrar no blog e dar de caras com todo este verde...assim ja é maldade :))
Mas pronto, lido com uma leoa ca em casa tambem o que atenua um pouco a rivalidade :)
A proposito...o soares Franco está brutal..parabens.
Ps. Sei que tambem participaste no concurso de vila Real...jurei ser aultima vez...mto injusto...enfim..
Abraço

Mariana disse...

E os teus companheiros de bancada espanhóis perceberam o que disseste?
O verdadeiro italo-portunhol! Ou Portunholiano!
Eh eh eh!

Felizardo Cartoon disse...

Eu estive de férias com a família, em Barcelona, logo após a saída do Figo para o R. Madrid . Senti alguma animosidade por parte dos Catalães, quando se apercebiam que éramos portugueses ; até por parte dos funcionários do parque de campismo onde estávamos, pasme-se .

Não adiantava ter tentado explicar, que eu era adepto ferrenho do Barça, a partir do momento em que o Figo ; o Baía e o Couto se mudaram de armas e bagagens para lá .

Via sempre os jogos na TVI . Na altura a Sport tv, ainda não tinha nascido !

Quanto às caricaturas, estão excelentes ! A ideia que eu tenho do Figo, quando este começou a dar nas vistas, no Sporting, é exactamente esta; nem sequer lhe perdoaste a ligeira corcunda nas costas, talvez originada pela postura e penteado estilo " Dread ", muito em voga na época .

Era "cool", ter um ar despreocupado e olhar para o chão numa postura propositadamente corcovada, mas isto já são divagações de presumível cartunista !

Abraço ! Felizardo .

J.BOSCO disse...

Excelente a carica do Figo.
Show de bola, amigo Pedro!!!
abraços

Anónimo disse...

Viva!

Ao contrário do que pensavas acerca do novo "filão" da tua mina, o teu glorioso Sporting continua a dar lucro e não parece ter fim.
O tema bem explorado e pesquisado nunca deixa de ter matéria para publicar.
Começa com a fundação do Sporting até aos tempos actuais mais conturbados, sem deixar de passar pelos seus míticos jogadores e os seus presidentes, as modalidades em que se notabilizou (além do futebol) e outros assuntos relacionados com o clube. Digamos que tem pano para mangas.
Quando abordaste o jogador Luís Figo, não pude de deixar de me sentir velho. Bolas, é assim que vemos o quão depressa o tempo passa. Quase que me senti como um dos fundadores da Juve Leo no teu cartoon.
Lembro-me perfeitamente do fenómeno Luís Figo, quando não se falava de outra coisa senão do desempenho dele, dos montantes astronómicos nas transferências do passe para o Barcelona e para o Real Madrid e as mulheres só tinham olhos para ele.
Já na altura quando se mencionava o montante pago pela transferência de Luís Figo para o Barcelona, já toda a gente achava que era um balúrdio de dinheiro. Se já soubessemos quanto o Cristiano Ronaldo iria ganhar, então diriamos simplesmente que o Luís Figo ganhava apenas uns trocos.
Mas provavelmente o que marca mais a imagem do Figo é aquela constituíção física robusta, 100% macho, com "pelo no peito", e com uma maturidade que muitos poucos jogadores tinham na época. O Futre, o Rui Costa entre outros, constituem uma geração que já passou, mas deixou marca. Agora são uns "velhos" mas que deram cartas durante um bom tempo.
Enfim, agora temos fenómenos como o Cristiano Ronaldo, que ultrapassam qualquer noção de senso comum e de racionalidade. Mais isso é assunto para deixar correr muita tinta, muita haveria para ser dita.

Abraço

BL

Francisco Martins disse...

ha ha ha, estas caricaturas estão BRUTAIS! O texto tb está demais, como sempre! abraço!

manohead disse...

ótimas caricaturas

Manel Jardim disse...

Fica marcado como um jogador que assinou dois contratos ao mesmo tempo, e passado alguns anos trocou a braçadeira de capitão do Barça pelas pesetas. Um pesetero que ameaçou mas não voltou ao Sporting. Grande jogador, mau caracter. Caricaturas "banais". abraço.

Nelson Santos disse...

Um empate já soube melhor quem sabe a seguir venha uma vitória ;)

Dominic Philibert disse...

Awesome work man!

PRF - Traços Gerais disse...

Obrigado pelos comentários e pela paciência em aturarem tanto Sporting. Vou voltar à terra por culpa dos miseráveis jogos de preparação. Um abraço a todos os habituées e um especial ao estreante Dominic Philibert.

Fiz anos e continuo sem o vídeo... disse...

A caricatura do Figo tá espectacular!!!
Abraço

Gon disse...

cada vez me sinto mais "em casa" ;) a "decoração" tá excelente eheh.. Essas caricas estão demais caro Pedro, a do Sr. Figo é aquela base, o toque do figozito nos dedos tá impecável!
Abraço

Monica 08 disse...

I liked the caricature of João Moutinho! I hope he leaves Sporting soon so he can face new challenges in a tougher league.