quarta-feira, 24 de junho de 2009

Sporting 2

Jesus Correia foi o violino que viveu até mais tarde. Ainda foi a tempo de dar o pontapé de saída no jogo inaugural do novo estádio de Alvalade. A sua longevidade deveu-se ao facto de ter sido um desportista nato. Jogou futebol e hóquei em patins de alta competição durante 14 anos. Acabou por optar pelo hóquei a tempo inteiro porque lhe davam melhores condições. Era o homem dos sete instrumentos, chegou a ser actor num revista. Para a história ficam os seis golos que marcou ao Atlético de Madrid num só jogo. Homens com esta fibra fazem falta ao Sporting.
Hilário, um ícone do Sporting e da Selecção Nacional. Jogou 15 anos com a camisola número 3 às costas, 629 jogos, 3 Campeonatos Nacionais, 3 Taças de Portugal e 1 Taça das Taças. Não participou na final da dita Taça das Taças (já extinta) porque teve a infelicidade de partir uma perna no jogo antes com o Vitória de Setúbal.
Ainda hoje o vejo em Alvalade a assistir aos jogos do Sporting.
Faz parte da mobília, é uma grande referência do nosso clube.
Talvez por respeito o meu inconsciente não me permitiu exagerar muito a caricatura.
"AI FOI O PÉ! FOI O PÉ! FOI O PÉ DIREITO QUE CHUTOU A BOLA ASSIM DAQUELE JEITO!!!" Esta é uma das estrofes de uma música do disco que foi gravado quando o Sporting ganhou a Taça das Taças. Ouvi-o tantas vezes que ainda me lembro das letras. Tudo à volta do cantinho do Morais. Quando passam estas músicas em Alvalade entro em êxtase: "A TERRA ESTREMECEU E VERDE SE TORNOU, UM SONHO ACONTECEU, UM GOLO SÓ BASTOU, UM GOLO DE MORAIS, QUE NÃO SE ESQUECE MAIS... (POM, POM, POM) VIVA O SPORTING!!!!! GRITOU A MULTIDÃO EM OVAÇÃO, QUE TEVE A GRAÇA PARA GANHAR A GRANDE TAÇA POIS ENTÃO... ETC, ETC..."

Ainda não era nascido na altura desta efeméride. Em termos de timing, e falando como adepto do Sporting, nasci na altura errada. Apanhei em cheio os 18 anos de trevas.
Vitor Damas, outro icone do Sporting que tive a honra de caricaturar. O Benfica tinha o Eusébio, nós tinhamos o Damas. Já só assisti aos jogos de fim da carreira mas deu para ver o guarda-redes que ele era. Alguém disse que o Vitor Baía até a sofrer golos era elegante. Nós tivémos a sorte de ter um guarda-redes que era elegante mas a defender as bolas. Que descanse em paz! Mais uma vez não consegui ser "mau" na caricatura.

Todos estes bonecos pertencem ao livro das Caretas do Sporting.

Como podem ver este blog está a ficar verde. Todo eu sou verde. Adoro o verde, 80% da minha roupa é verde, o meu sangue é verde. A comida que faz melhor à saúde são "os verdes". Por acaso não sou do partido "Os Verdes". No outro dia fui comer Papas de Sarrabulho e fiquei verde. Não só com a conta que tive de pagar mas também porque aquilo me deu a volta à tripa.

4 comentários:

Nelson Santos disse...

Ainda não percebi é porque é que ainda não alteraste a cor de fundo do blog para verde!

Vídeo Man disse...

Espectáculo!
Não me consegues arranjar a letra e um ficheiro com a música da Taça das Taças?! É excelente!
Essa e uma do final dos anos 8o - quando estávamos sempre a apanhar de todos - que dizia, em certo tom de conformismo, "Solta-se o rugido, verde vibração, é o leão, é o leão! bla bla bla bla e nasceu o leão! É o Sporting!... É o Sporting!... É o Sporting!... É o Sporting!..."
Se não me engano nos festejos do ano 2000 passeámos todos no carro do meu Pai por Lisboa e tenho ideia de tu, sentado na janela, cantares a música da Taça das Taças... fico por aqui que as lágrimas estão-me a engatar /&/&)(#&()#&(#(E o meu !"#$%&%$#" teclado!!!
Abraços

Lagrimeta disse...

Acho lindo, este blog que era para homens agora está a tornar-se um blog sentimental, a puxar a lágrima...

Bruno Taveira disse...

Boas Pedro!
Sporting em alta aqui no teu espaço...Não tens aí nada do maior e "melhor" clube de Portugal, que por acaso também fica na 2º circular?
Grande abraço
Taveira