quarta-feira, 13 de maio de 2009

+ Encomendas

Esta semana tive um percalço informático, o disco do meu computador pifou! Foi tudo ao ar! Durante dois dias, enquanto decorria o processo cirúrgico de recuperação de documentos, fiquei sem saber se algum dia voltaria a ver os meus bonecos. Não, não tinha backups de nada. Confiava tanto no meu Mac que nunca me preocupei com isso. Rezei ao Santo António para encontrar o raio do disco. O técnico informático ia-me dando notícias muito pouco animadoras, para me preparar para o pior. Como pessimista encartado já me estava a mentalizar para mudar de profissão.
Mas ao 3º dia, depois da cunha e da influência do meu Santo preferido, os ficheiros e as pastas ressuscitaram!

Vou começar a publicar aqui no blogue num ritmo mais intenso, todos os meus trabalhos, antigos e recentes, antes que voltem a desaparecer. Não, ainda não fiz backups. Voltei a confiar no meu Mac!
Estes cartoons foram feitos para o trabalho mais insólito que me apareceu na vida até hoje. Fui contactado pela Vida é Bela, empresa de eventos, para estar como cartoonista residente num seminário ou conferência ou lá o que aquilo era, da McKinsey, empresa de consultoria, no Hotel Dom Pedro em Lisboa. Isto passou-se há 3 anos.

Os vários McKinseys que estavam neste evento, iam-se dispersando por várias salas do hotel onde estavam a acontecer vários workshops. Nalgumas dessas salas estavam cartoonistas preparados para ilustrarem as conclusões brilhantes a que estes homens chegavam. Além de mim também estavam de serviço o Carlos Laranjeira (Record) e o Ricardo Galvão (Bola). Cada um deles só teve de puxar da caneta uma vez. Eu tive o azar de ter ido parar à sala em que pediram 10 cartoons.
O problema é que falavam em inglês sobre temas complicadíssimos, quase impossíveis de passar para cartoon. Ainda por cima o meu interlocutor era um alemão que tinha um sotaque de general SS, tipo personagem do "Alô, Alô". Várias vezes lhe pedi para repetir o que me tinha acabado de dizer.
Estes cartoons foram posteriormente melhorados em computador baseados nos originais feitos na hora. O meu novo amigo alemão gostou muito dos bonecos e dois anos mais tarde voltou a contactar-me para fazer uma nova encomenda para uma nova leva de cartoons. Desta vez não foram feitos ao vivo. Foi tudo tratado por mail e por telefone.
Uma vez que se tratava de uma encomenda de um alemão aproveitei para pedir um preço "à alemã". O homem nem pestanejou. O problema foi que na hora de pagar o German despareceu do mapa. Não respondia a mails nem a telefonemas. Fiquei a pensar se não teria tido o azar de ter encontrado o único alemão pouco sério do mundo. Mas não, o homem era sério e acabou por pagar com imensas desculpas pelo atraso. Tinha ficado retido e incomunicável num país africano qualquer durante uns tempos.
Os primeiros 4 cartoons são alguns exemplos dos que foram feitos para o evento de 2006. Os segundos 4 já são exemplos da segunda encomenda. Nem vale a pena tentar explicar os bonecos. Precisava de vários dias.

6 comentários:

Perdedora permanente de chaves, óculos e telemóvel disse...

Solidarizo-me com o desaparecimento e ressurreição dos bonecos. Viva o Santo António que de vez em quando faz jeitinhos a Pedros. Sou fã do dito santo.
E já agora de ti

Perdedora permanente de chaves, óculos e telemóvel

Encontradora profissional disse...

Adorei as imagens da tempestade informática... já reparaste como o telemóvel que o teu boneco de há 3 anos usa é tão demodé?
Quanto ao desaparecimento dos bonecos, eles foram mas é dar uma volta, há anos sem fim guardados num disco, ainda por cima rígido... Faz lá uns backups para a malta poder dar umas passeatas em CD's e pens.

PRF - Traços Gerais disse...

Então não é que, depois de ter feito este post, o meu amigo alemão mandou-me um mail a pedir mais cartoons!!!! Há coisas do Arco da Velha!
Presumo que ele não tenha lido o blog, nem sabe da sua existência. E se tivesse lido não seria por aí que faria outra encomenda! Tem graça!

Vídeo man disse...

Boas caricaturas + uma vez!
Aposto que o foi um seminário cheio de "...ings" e termos anglófonos!!
Abraços

Francisco Martins disse...

Hehe...pois, a mim acontecu me certa vez, uma coisa parecida: Etava eu às 6 da manhã quase no fim do épico trabalho final da faculdade - após 2 noites sem dormir - e eis que acontece o quê??? O poste de alta tensão k fica mesmo ao lado da minha casa, resolveu ter um curto-circuito e EXPLODIR por causa da grande ventania que se fazia sentir (para quem não acredita no que acabei de descrever - eu moro ao pé do Guincho: atrevam-se a ir até lá numa noite de junho e verão que falo a verdade). Viu-se um clação, que parecia que a noite se transformara em dia e as luzes da minha casa começaram a ficar intermitentes, até que se ouviu um pavoroso som de morte electrónica - era o meu pc, que n altura era velhinho, e com o susto teve uma paragem cerebral. Enfim...Após muito sofrimento, consgui recuperar os dados do disco, e a partir daí faço sempre backups. Eu se fosse a ti não me fiava no mac!!! Compra um disco externo, ou melhor...DOIS!

Os Cartoons estão optimos, como sempre!

PS:Peço desculpa pelos constantes erros ortográficos que invariavelmente acompanham os meus comments - mas é que passo por aqui sempre a correr e o que tenho a dizer em minha defesa é que a culpa é do msn!

Francisco Martins
www.subversivetales.blogspot.com
www.subversivetales.com

Carlos Laranjeira disse...

ASSIM SE VÊ A FORÇA DO PC!!!

Ainda bem que ressuscitaram...era uma pena perderes todo o trabalho.
Amigo, vê lá se fazes backups disso...fia-te no Santo, fia-te!!!