
Para acabar o ano em beleza aqui está "O Meu primeiro livro do Sporting", todo desenhado por mim, só por mim, todo meu, só meu, está todo lá dentro!
O ano passado saiu o Meu primeiro livro do Benfica ilustrado pelo Ricardo Galvão. Este ano calhou-me a mim a tarefa de desenhar 70 ilustrações + capa para o livro do Sporting. Mais uma vez os textos estiveram a cargo do Pedro Vasco, esse grande jornalista também sportinguista.

O lançamento foi na terça-feira passada, no Circo Victor Hugo Cardinali (outro sportinguista, curiosamente domador de leões) na festa de Natal do Sporting. Estive sentado ao lado do Daniel Carriço (autor do prefácio) a fazer dedicatórias para os filhos dos outros jogadores que iam passando pela nossa banca à entrada.

Gostei do Daniel Carriço, fartámo-nos de conversar. Basicamente perguntou-me se eu sabia onde era a casa de banho e respondi-lhe que não. Fiquei com a sensação de que, com este capitão, podemos ficar seguros que nunca há-de apodrecer na macieira de Alcochete como o seu antecessor.


A Naide Gomes também promoveu o livro, ia dando autógrafos e tirando fotografias com quem passava.

O Levezinho parece que gostou do livro e do seu boneco.

Aqui está o boneco, a pôr álcool nos pés, por causa do frio, antes de entrar em campo num jogo na rússia. Não está perfeito mas percebe-se pela crista que é o Liedson.

A caminho do dito circo, lá para os lados da Expo, estava atrasado e meio perdido, quando o editor ligou-me a dizer para me despachar que aquilo já estava cheio de lagartada. Respondi-lhe "mas isso é óptimo, é no meio da lagartada que estou bem".

Este livro é para a malta jovem, mas qualquer sportinguista de qualquer idade deve comprá-lo. É uma óptima maneira de conhecer a história do nosso clube através das 70 passagens mais importantes dos cem anos do sporting.

Cada história tem um número, esta é a 18 e fala sobre os 5-0 ao Manchester United em 1964. Bons tempos.

A mítica porta 10 A agora pendurada na fachada do novo estádio.

Os penalties do Damas.

O Leão dos bigodes, Jorge Gonçalves e as suas famosas unhas. Aqui tenta acordar um leão que dormia numa jaula enquanto decorria um jogo entre o Sporting e o Ajax em Alvalade.

O Iordanov festeja em cima da estátua do Marquês a vitória do Campeonato Nacional passados 18 anos de jejum.

Pela primeira vez, seguindo a sugestão do editor, coloquei este livro numa página do Facebook. Quem quiser pode seguir este
link e tornar-se "amigo" do livro. Espero que gostem!